top of page

Dermatofitose

Foto do escritor: H.I.F Squad de InovanaçaH.I.F Squad de Inovanaça


Agente etiológico: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton

Fungo causador da Dermatofitose

Transmissão(contágio): Acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.


Sintomas:

→Descamamento da pele;

→Escurecimento da pele;

→Fissuras na pele;

→Manchas escamosas ou vermelhas na pele;

→Coceira no couro cabeludo ou queda de cabelo.


Profilaxia: Cuidar de forma adequada os animais como: logo após de banhos e atividades que causam sudorese colocar secá-los e colocar no sol e proporcionar-lhes uma boa dieta, cuidado com a higiene íntima e evitar contaminar-se em banheiros públicos, balneários, piscinas públicas e de academia usando roupas ou sapatos adequados. Durante o verão, se faz necessário evitar ficar com roupas úmidas por tempo prolongado. Na dermatofitose dos pés é importante descontaminar os sapatos e as meias para evitar recidiva ou reinfecção.


Exemplo de situação de contágio: Um trabalhador rural usa um cavalo para alguma atividade de transporte ou carga em um dia quente, e não dá um banho no cavalo ou não o seca, e depois de um tempo o cavalo se contaminar com esse fungo por falta de cuidados. Se o trabalhador não se cuidar quando entrar em contato com o cavalo contaminado ele pode se infectar, também e se ele não separar esse cavalo dos outros eles podem ser infectados também.


Canal no Youtube: Juliana Arena Galhardo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por H.I.F - Fungos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page